top of page

Resumos

Resumo

Juliana Martins da Rocha (Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto)

Para uma história monográfica da Escola Normal do Porto (1882-1986): abordagem sociocultural da ação quotidiana e das formas de legitimação

 

A Escola Normal do Porto, criada em 1882, destinada à formação de professores primários. Encerrou em 1986. Desenvolveu formas de organização e ação decisivas na sua diferenciação e identidade. O projeto de investigação procura reconstituir o percurso histórico de uma das mais antigas instituições de habilitação de professores do ensino primário elementar e infantil no contexto nacional, adotando uma perspetiva longitudinal, desde a criação em 1882 até a sua consolidação.  Evidencia-se nesse percurso o processo de instalação e a sua organização pedagógica tendo em atenção as intermitências que marcaram o seu itinerário que por vezes se demonstrou sinuoso e atribulado. 

Distingue-se de investigações já existentes sobre outras Escolas Normais por se tratar de um estudo que procura compreender a escola na sua relação com a cidade portuense, pela abordagem multivariada e pela metodologia. Pensar a escola e a sua relação com o meio envolvente obriga-nos a questionar sobre - Como foi a relação da Escola Normal com a sociedade portuense? O que projetou de si? Que imaginário a população local e os agentes educativos construíram sobre a escola? O que a Escola Normal instituiu na sociedade e qual o seu significado?

Terá como resultado a caracterização da população escolar, discente e docente, do ponto de vista sociocultural e geográfico, procurando mostrar a importância das relações mantidas ao longo da sua existência com o contexto social envolvente. O fio condutor são as perguntas de investigação e os resultados do trabalho heurístico, que interligam uma pluralidade de abordagens e técnicas de recolha de dados. Será sobre as fontes recolhidas, avaliadas e selecionadas que incidirá o trabalho hermenêutico, que permitirá restituir os sentidos dos discursos, das práticas, da circulação de pessoas e a apropriação de objetos materiais e simbólicos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Escola Normal do Porto, História Sociocultural, Cultura Material, Imaterial e Quotidiano escolar

unige_37220.jpeg
unige_34879.jpeg
unige_34163.jpeg
unige_34360.jpeg
unige_35363.jpeg
unige_39798.jpeg
unige_34160_1000.jpg
bottom of page